Esta foi a feira que bateu todos os recordes. Para o beltronense, a Expobel é um patrimônio. O público impressionou, 320 mil pessoas é quase quatro vezes a população do município. Patrocinadores satisfeitos e já garantindo que participam também da próxima. Valeram os investimentos da Prefeitura, o parque ficou um show.
A escolha dos shows foi um divisor de águas. A qualidade do centro de eventos foi memorável. A qualidade dos expositores externos, muito boa. Foi possível executar tudo o que estava planejado. A ação preventiva da Polícia Militar foi decisiva para que não se registrasse nenhuma ocorrência grave. A parceria entre Prefeitura, Acefb, Sociedade Rural e Rural Leite deu certo. Foi uma feira feliz, alegre e gerenciada com muita seriedade. Foi, enfim, uma feira que não deixou nada para aparar.
Estas frases dão ideia da reunião de avaliação do comitê gestor, com a imprensa, ontem de manhã na Acefb, da 26ª Expobel, realizada de 7 a 16 dese mês. Falaram os representantes das quatro entidades promotoras, na seguinte ordem: Antônio Pedron pela Acefb, Eduardo Scirea pela Prefeitura, Alberi Agnoletto pela Sociedade Rural e Maciel Comunello pela Rural Leite. Depois foi aberto para perguntas. O secretário de Assuntos Estratégicos, Gervásio Kramer, também falou.
Foi ouvida também uma frase que talvez não tenha tanta unanimidade: “A escolha do período de realização da Expobel é técnica, porque março é o mês que, historicamente, menos chove”. Tem fundamento, mas nenhuma garantia de que a chuva não atrapalhe. A escolha da segunda semana do mês foi de uma sorte incrível. Se fosse a terceira semana, esta, o tempo já não teria contribuído tanto, porque ontem e anteontem já choveu mais do que em todos os dez dias da 26ª Expobel.
A importância das parcerias
Para o presidente da 26ª Expobel, vice-prefeito e secretário de Planejamento Eduardo Scirea, o principal fator que possibilitou o sucesso da feira foi a realização de parcerias. “Esta foi a feira de todos os recordes porque muitas pessoas e instituições estiveram agregadas, ajudando a formatar o modelo ideal de Expobel que a população quer”, afirmou. “E isso foi visível em vários segmentos, desde a organização geral, com a gestão compartilhada, até a parceria para os shows, no setor agropecuário e em diversas outras frentes”, completou Scirea.
A Expobel deste ano foi realizada pela Associação Empresarial (Acefb) com promoção da Prefeitura e apoio da Sociedade Rural e da Rural Leite. Em dez dias, atraiu um público de mais de 320 mil pessoas e deve ter gerado R$ 90 milhões em negócios, segundo expectativa da organização.
Uma das novidades deste ano foi a terceirização dos shows, que dá maior segurança financeira aos organizadores. Novidade também foi a ampliação do parque de exposições e criação do novo setor agropecuário, com recinto de leilões, pista de julgamentos, mangueiras e pavilhões de exposição, num investimento de quase R$ 5 milhões da Prefeitura, o que deu “uma dinâmica diferente ao fluxo de pessoas em todo o parque”, segundo Scirea.
Transparência na prestação de contas
Mesmo com o fim da feira, a organização continua trabalhando, principalmente o comitê financeiro, que reúne diversos membros e se reunirá duas vezes por semana para avaliar todas as receitas e despesas. “Queremos ser o mais transparente possível na prestação de contas, por isso todas as notas passam por essas pessoas, para que não reste nenhuma dúvida sobre a origem e destinação dos recursos da Expobel”, afirmou o presidente da Acefb, Antonio Pedron.
Fonte: jornaldebeltrao.com.br