Fórum

quarta, 09 de abril de 2014

Fórum reúne empreendedores em Brasília

Durante participação no 1º Fórum CACB Mil, na manhã desta quarta-feira (2), em Brasília (DF), o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, ressaltou o peso das micro e pequenas empresas na economia brasileira. “É muito importante o Sebrae estar presente neste evento e poder conversar com o setor produtivo que mais gera emprego e renda no país, que faz o Brasil avançar”, afirmou. “O comércio é o maior setor entre os pequenos negócios no Brasil e representa 50% do público do Sebrae”, ressaltou.

Barretto também falou sobre a importância das mudanças que estão sendo discutidas no Congresso Nacional para melhorar o ambiente legal dos empreendimentos de micro e pequeno porte. “Precisamos enfrentar a batalha para ajustar o Simples Nacional e atualizar a Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa que já tem sete anos”, defendeu. “São medidas importantes para que os empresários não percam tempo com a burocracia e o pagamento de impostos e se dediquem à gestão dos negócios”, explicou.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, destacou durante o evento que, apesar de a taxa de sobrevivência dos pequenos negócios ter subido de 51% para 76% em dez anos, ainda há empresas que sucumbem por falhas no planejamento e gestão. “Ao entrevistar os que fecharam as portas, verificamos que muitos culpam a falta de clientes, a forte concorrência ou a inadimplência. Mas percebemos que, na realidade, faltou planejamento, preparo dos empresários ou informação na hora de abrir a empresa", disse.

Diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, participa do evento em BrasíliaDiretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, participa do evento em Brasília.

Segundo Carlos Alberto dos Santos, a pesquisa GEM Brasil 2013 revelou que apenas 15,4% dos empreendedores buscam orientação ao abrir a empresa, o que pode atrapalhar o sucesso do negócio. “Oferecemos cursos e capacitações específicos para microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas. Muitas dessas consultorias e soluções são gratuitas e podem ser acessadas pela internet ou na sede das associações comerciais", enfatizou.

O 1º Fórum Nacional CACB Mil é realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e tem o objetivo de promover a integração e o debate entre as mais de duas mil associações comerciais do país. Mais de dois mil empresários estão reunidos até quinta-feira (3) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na manhã desta quinta-feira (3), a presidente Dilma Rousseff participará do evento. Na abertura, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, também participou do encontro.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Galeria de Fotos