Marca

terça, 22 de abril de 2014

Empresas de vendas diretas também precisam trabalhar suas marcas

Ao logo dos anos, a venda direta vem registrando crescimento de vendas superior ao varejo ao longo dos anos, atraindo cada vez mais novos empreendimentos para este mercado. Contudo, muitas dessas empresas se esquecem de cuidar da sua marca, seja por desconhecimento dos ganhos que a estratégia de branding pode proporcionar, ou pelo mito de que na venda direta é suficiente divulgar só pelo boca a boca.

“Apenas as empresas líderes do segmento investem em branding como oportunidade concreta de alavancar seus negócios”, avalia Marcelo Pinheiro, diretor de negócios da DirectBiz Consultants, empresa de consultoria especializada em negócios por meio da venda direta. “Muitas empresas pequenas e médias ainda acreditam ser um investimento desnecessário e não utilizam essa estratégia, deixando de visualizá-la como um diferencial competitivo”.

Ciente da crescente necessidade de diferenciação frente à alta competitividade no setor, a DirectBiz firmou parceria exclusiva com a Why not? Inspirando Marcas, uma empresa especializada em estratégia e inovação de marcas, com o objetivo de construir negócios mais completos para a venda direta. A parceria possibilitou a criação de produtos que são viáveis financeiramente para as pequenas e médias empresas neste segmento.

Para Laís Carvalho, sócia-consultora da Whynot?, a construção de uma marca não é a criação do logotipo da empresa Trata-se de um estudo profundo para entender e traduzir a alma e o propósito que o empresário quer dar vida, o que torna a marca única e inspira todos os stakeholders. A partir desta compreensão, é estruturada a estratégia de marca, que influenciará o desenvolvimento do negócio, atribuindo uma proposta de valor que seja percebida por cada integrante do canal de revendedores e transmitida para seus consumidores.

“O aumento da competitividade neste setor demanda a necessidade da construção ou alavancagem de marcas fortes e inspiradoras, que toquem o coração de consumidores e revendedores, iniciando assim um relacionamento duradouro entre eles e a marca”, conclui Pinheiro.
Fonte: administradores.com.br

Galeria de Fotos