Microempreendedores

segunda, 24 de março de 2014

Sebrae/PR promove semana com capacitações gratuitas para microempreendedores individuais

De 31 de março a 4 de abril, o Sebrae/PR realiza mais uma edição da Semana do Microempreendedor Individual. O evento, que acontece simultaneamente em todo o País, movimentará cerca de 70 cidades do Paraná, totalizando aproximadamente 80 locais de atendimento, entre Salas do Empreendedor, Pontos de Atendimento ao Empreendedor e escritórios do Sebrae/PR.

Nesses espaços, exclusivos para microempreendedores individuais e futuros microempreendedores individuais, aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil, serão oferecidos, gratuitamente, serviços de orientação, capacitação e formalização. A programação completa da Semana do Microempreendedor Individual, em todas as regiões do Estado, pode ser acessada no site www.sebraepr.com.br/semanamei.

Neste ano, a Semana do Microempreendedor Individual comemora os cinco anos da figura jurídica do microempreendedor individual, instituída por lei em 2009. Por isso, o foco das ações será voltado à capacitação dos empresários, conforme explica a coordenadora estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR, consultora Carla Selva.

“Durante todo esse tempo, o Sebrae trabalhou pesado para conscientizar a população sobre a importância da formalização e hoje, cinco anos depois, temos mais de 3,8 milhões microempreendedores individuais atuando em conformidade com a legislação, em todo o Brasil. Agora, nosso objetivo é prepará-los para garantir a sobrevivência de seus negócios e a melhoria da gestão”, afirma.

Por conta disso, o Sebrae/PR vai reforçar capacitações ofertadas aos microempreendedores individuais. Serão disponibilizadas oficinas, com quatro horas de duração, sobre vendas, controle de caixa, planejamento e empreendedorismo, além de palestras explicativas sobre como criar modelos de negócios.

Neste ano, a Semana do Microempreendedor Individual, que tradicionalmente acontece no mês de julho, foi antecipada em função da Copa do Mundo. Carla Selva destaca a importância da participação dos microempreendedores. “Trata-se de uma força-tarefa que faremos para auxiliar os empresários na gestão e sustentabilidade dos seus negócios. É uma grande oportunidade para se fortalecer como empresário”, afirma.

Aprovação

A microempreendedora individual Denise Faria Ribeiro se formalizou em 2011 e, desde então, não perde uma edição da Semana. Para ela, as capacitações são essenciais para sua formação empresarial. “No ano passado, participei das oficinas de venda e planejamento. Foi um aprendizado muito bom e me deu uma nova visão sobre os negócios”, conta a empresária, que tem uma loja de roupas em Pinhais, na Grande Curitiba.

De acordo com Carla Selva, a expectativa do Sebrae/PR é que um público de aproximadamente 1.000 microempreendedores individuais assistam às capacitações, que estão com as inscrições abertas. “Vale reforçar que é preciso conferir os horários e locais em que os cursos serão disponibilizados e que a inscrição deve ser feita com antecedência, pelo 0800 570 0800, pois a as vagas são limitadas”, orienta a coordenadora do Sebrae/PR.

Declaração anual

Durante a Semana do Microempreendedor Individual, também será dada atenção especial aos empreendedores que precisam fazer a declaração anual do Simples Nacional. A consultora do Sebrae/PR em Curitiba, Juliana Schvenger, lembra que o prazo termina no dia 31 de maio e a prestação de contas é obrigatória.

“Para fazer a declaração, é preciso ter em mãos o certificado de condição de microempreendedor individual, os relatórios de receita bruta, preenchidos e referentes ao exercício de 2013, com as notas fiscais e extratos dos cartão de crédito anexos a esses relatórios. Quem não fizer a declaração ficará sujeito à multa mínima de R$ 50”

Microempreendedor

Desde setembro de 2009, quando passou a funcionar o Portal do Empreendedor, meio utilizado pelos empreendedores para regularizarem sua situação, mais de 203 mil paranaenses já se formalizaram.

Mais de 400 ocupações se enquadram no perfil de microempreendedor individual. Entre elas, doceira, cabeleireira, manicure, pedreiro, pintor, pipoqueiro, borracheiro, barbeiro, artesão, carpinteiro, encanador, engraxate, jardineiro, jornaleiro e marido de aluguel.

Ao formalizar sua atividade, o microempreendedor individual ganha vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, e a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade, por invalidez, salário-maternidade e auxílio-doença.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Galeria de Fotos