Negócio a Negócio

segunda, 10 de dezembro de 2012

No Paraná, Negócio a Negócio já atendeu 115 mil microempreendedores

Em três anos, Sebrae/PR orientou microempreendedores individuais e microempresas dos 399 municípios do Estado; objetivo é propiciar acesso ao conhecimento e melhorias em gestão

Mais de 115 mil microempreendedores individuais e microempresas do Paraná já foram atendidos, gratuitamente, desde 2010, pelo Programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR. Nesses três anos, a entidade alcançou os 399 municípios do Estado, gerando cerca de 470 mil visitas de orientação empresarial focadas em marketing, operação e finanças. O objetivo é propiciar acesso ao conhecimento.

O coordenador estadual do Negócio a Negócio do Sebrae/PR, Lucas Hahn, informa que somente para este ano a meta é atender 45 mil microempreendedores individuais, com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil, e microempresas, com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, no Estado. Até outubro passado, 39 mil empreendimentos já haviam recebido as visitas oferecidas pelo Programa. “Temos atingido um número expressivo de empresas atendidas e, com esse trabalho, temos sensibilizado os empreendedores e empresários sobre a importância da busca contínua por conhecimento nos negócios”, explica.

Lucas Hahn informa que para grande parte dos empresários, o Negócio a Negócio registra a primeira experiência de orientação empresarial prestada pelo Sebrae/PR. “Os resultados têm sido muito positivos em todo o Paraná, e o desencadeamento da cultura de busca por informações é o que faz a excelência do Programa. Com o estímulo, temos observado o interesse dos empresários em sanar dificuldades e maximizar os resultados das empresas, tornando-as mais competitivas”, afirma.

Além dos benefícios para as empresas, o Negócio a Negócio também permite ao Sebrae/PR a realização de um mapeamento da realidade do empreendedorismo em todo o Paraná. “Essas constatações são muito úteis para a entidade, porque apontam as reais necessidades das empresas em cada região do Paraná. Com isso, podemos selecionar, estrategicamente, soluções que, de fato, auxiliem o desenvolvimento dos negócios e que estimulem o empreendedorismo”, explica Lucas Hahn.

Ainda segundo o coordenador do Negócio a Negócio, o Programa é responsável por 45% de todos os atendimentos prestados pelo Sebrae/PR no Estado, e também por descentralizar o acesso aos empresários que ficam em municípios de melhor porte, nos quais a entidade não tem estrutura física. “O método leva informação ao maior número de empresários possível, em especial aos microempreendedores individuais e microempresas que apresentam mais carência em gestão”, completa Lucas Hahn.

No município de Vitorino, sudoeste do Estado, a empreendedora Terezinha Antunes de Lima Rouhling trabalhou muitos anos como vendedora de confecções de porta em porta. Participou do Programa Negócio a Negócio e encontrou informações para estruturar um sonho, um projeto de vida, que era ter a sua loja física.

No final de outubro, a loja de Terezinha, que vende confecções e perfumaria completou o primeiro mês de atividade com clientes aumentando a cada dia. “A procura está grande, as pessoas estão conhecendo a loja, comprando e divulgando a minha loja”, explica.

Sobre o Negócio a Negócio, Terezinha conta que o Programa ajudou com orientações empresariais para sua pequena empresa. “Muita coisa ajudou, principalmente na área de gestão, comercialização e do ambiente de loja. Foram orientações importantes para me ajudar a realizar meu projeto de ter a minha loja”, completa a empreendedora. Na pequena empresa, trabalham Terezinha e o marido.


Programa

Desenvolvido nacionalmente, o Negócio a Negócio presta atendimento individualizado com o objetivo de levar diretamente aos microempreendedores individuais e empresários de microempresas informações nas áreas de Finanças, Marketing e Operações.

O atendimento do Negócio a Negócio é realizado por meio de visitas e orientações empresariais realizadas por profissionais capacitados pelo Sebrae/PR. Ao todo, são três visitas em cada empresa: a primeira para diagnóstico; a segunda para a elaboração de um plano de ação; e a terceira para uma análise do que foi mudado e quais os próximos passos, promovendo um constante da empresa.
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