O Projeto Varejo TOP Loja Minimercados completou o cronograma de capacitações neste ano para o grupo de Francisco Beltrão, que reúne 21 empresas de 14 municípios do Sudoeste. Desenvolvido pela parceria entre o Sebrae e o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, com apoio do Sindicato do Comércio Atacadista (Sinca) e da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), o projeto visa melhorar a competitividade de micro e pequenas empresas do segmento.
Na semana passada, o grupo realizou o último módulo de 2013 com o tema controladoria e gestão de perdas.
Até o final de 2014 os empresários receberão capacitações para melhorar seus processos e resultados e, com isso, competir com grandes redes supermercadistas que passaram a atuar também no formato de minimercados em bairros.
O Varejo TOP contempla treinamentos, consultorias especializadas e análises para verificar a evolução do desempenho das empresas. A programação inclui consultorias de coaching, que orientarão e avaliarão a performance pessoal do empresário, a fim de melhorar objetivos, comportamentos e atitudes de liderança. O projeto ainda envolve ações em planejamento, finanças, marketing e processos eficazes.
Mesmo com apenas seis meses de realização, os resultados são percebidos. O empresário Luiz Carlos Geittenes, de Ampere, conta que a iniciativa auxiliou principalmente na parte de gestão financeira, controle e marketing. "Está sendo muito importante para a empresa. Desde o início do projeto a gente computou um aumento de 30% nas vendas. A gente que trabalha há anos nesse segmento, precisava de um programa específico, com resultados rápidos", aponta Geittenes.
Em Eneas Marques, a empresária Maria da Penha Gomes Vivian também aponta o conteúdo específico da proposta com um diferencial. "Aos poucos vamos implantando, agregando inovações no negócio. Os conteúdos atendem a demanda de quem vive o dia a dia do setor e, por isso, é mais fácil trabalhar da teoria até a prática", completa Maria.
A consultora do Sebrae, Jocelei Fiorentin, confirma que o grupo de empresários está motivado pelos resultados obtidos nesse início do Projeto. "O Varejo TOP Loja, realizado pelo Sebrae e Fecomércio, traz um atendimento especializado e proporciona acesso a conceitos, técnicas e tendências do setor. Isso auxilia de forma prática os empresários, melhora a competitividade das empresas e fortalece a economia dos municípios e região. Em 2014, vamos continuar o trabalho com o grupo, projetando mais conquistas para as empresas", analisa a consultora.
Em Beltrão, o Varejo TOP reúne micro e pequenas empresas de vários municípios da região, o que vai fortalecer o desempenho de empresas do segmento de forma regional. O Projeto é uma das ações segmentadas do Sebrae desenvolvida a partir de estratégias apontadas pelo Sebrae Nacional. Além de Francisco Beltrão, o projeto acontece em Curitiba, Ponta Grossa e Ivaiporã.
Fonte: Jornal de Beltrão