Reunião

terça, 05 de março de 2013

Empresariado do Sudoeste ainda não despertou para o associativismo

A Associação Comercial de Pérola do Oeste realizou em 26/02/13 uma reunião sobre planejamento estratégico, com a presença da representante da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), Cristiane Salmória.

Em entrevista à Rádio Pérola, Cristiane falou sobre o Capacitar Paraná, programa de gestão empresarial para associações comerciais. Nele, o mesmo serviço que um empresário obtém ao contratar um consultor para visitar sua empresa e fazer um diagnóstico, planejamento e orientação, será prestado pelo programa às associações comerciais. De acordo com Cristiane, o Capacitar Paraná será oferecido em várias cidades do Sudoeste e do Estado, por intermédio de um convênio firmado entre a FACIAP, o Sebrae e as associações locais.

Cristiane salientou uma característica do empresariado de Pérola do Oeste e da região Sudoeste: a dificuldade de se implantar o associativismo entre os empresários, ao passo em que regiões de colonização germânica apresentam fluidez no trabalho cooperativo e associativo. “Mas nada impede que nós trabalhemos essa união, esse fortalecimento. Porque se sozinha eu consigo alguma coisa, imagine coletivamente. Meus ganhos serão muito maiores”, disse a representante da FACIAP.

Cristiane chamou a atenção para a força que a categoria empresarial tem em seus municípios, uma vez que o poder público precisa do PIB gerado por suas atividades. Quanto mais essas empresas produzirem localmente, mais os municípios poderão aplicar os valores arrecadados em educação, saúde, empregos e geração de renda. Em contrapartida, o poder público tem o compromisso de manter essas empresas ativas nos municípios, para que elas continuem gerando suas contribuições em impostos, criando assim um círculo virtuoso.

A representante da FACIAP finalizou a entrevista dizendo que o poder de uma associação é medido pelo número de associados. Por isso, ela convocou os empresários de Pérola do Oeste para juntar forças e apostar no associativismo como uma forma de crescimento coletivo, reforçando a classe junto com sua entidade representativa.
Fonte: jornalnovotempo.com.br

Galeria de Fotos