Dois diretores da Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná) realizaram uma visita de benchmarking à Acicam (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão), no dia 27 de janeiro. Ari Valdir Klein, vice-presidente para Assuntos de Serviços, e Carlos Manfroi, vice-presidente para Assuntos do SPC, foram conhecer o serviço Protesto Fácil, que funciona junto ao SPC e foi desenvolvido em parceria com os cartórios.
Na Acicam, Klein e Manfroi foram recebidos pelo presidente da entidade, Newton dos Santos Leal, e pela diretora executiva Marta Kaiser Leitner. O encontro teve ainda a participação de Rosimery Kffuri (do 1° Ofício de Protestos) e de Cristiano Roberto Carraro (do Cartório Distribuidor).
Na visita, os representantes da Cacispar puderam conferir as vantagens oferecidas aos empresários pelo serviço Protesto Fácil, destacando-se a isenção das custas cartoriais no ato do protesto do título no cartório, que são pagas apenas no processo da baixa da mesma efetuada pelo devedor. Assim, os associados podem protestar maior número de inadimplentes.
De acordo com Ari Klein, a ida a Campo Mourão deve-se à intenção de conhecer mais a fundo o serviço prestado pela Acicam, que é mais uma ferramenta para a proteção e recuperação do crédito. Já Carlos Manfroi, que trata dos assuntos de SPC, adianta que a intenção é trazer o serviço para as entidades que fazem parte da Cacispar.
A Acicam implantou o Protesto Fácil no final do primeiro trimestre de 2011 e já nos primeiros 11 meses de funcionamento foram encaminhados 3.261 títulos diversos para protesto. O serviço inclui boletos, duplicatas e crediário (praça de Campo Mourão, com prazo máximo de cinco anos e com assinatura e endereço do cliente ou termo de aceite); cheques (praça de Campo Mourão, com prazo máximo de cinco anos, menos as alíneas 20, 25, 28, 29, 30 e 35 e com endereço do cliente); e notas promissórias (praça de Campo Mourão, com prazo máximo de cinco anos, devidamente preenchidas e sem rasuras).
Legenda da foto:
Rosimery Kffuri (1° Ofício de Protestos), Newton dos Santos Leal (presidente da Acicam), Cristiano Roberto Carraro (Cartório Distribuidor), Ari Klein (vice-presidente para Assuntos de Serviços da Cacispar) e Carlos Manfroi (vice-presidente para Assuntos do SPC da Cacispar)
Crédito da foto: Antonio Luiz de Matos (assessoria de imprensa da Acicam)
Fonte: Assesoria Supera Sistemas