Empresários do sudoeste do Paraná, integrados no Projeto Varejo Top Loja - Minimercados, parceria entre Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com apoio do Sindicato do Comércio Atacadista (Sinca) e Associação Paranaense de Supermercados (Apras), participaram da 33ª Edição da Mercosuper, que aconteceu na semana passada, de 22 a 24 de abril, em Curitiba. O grupo, que fez parte de missão empresarial do Programa para a Capital, visitou os estandes e também acompanhou um painel de debates, expondo resultados do Programa que envolve 21 micro e pequenas empresas da região.
A consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, explica que, durante o painel, foram apresentados os avanços obtidos pelas empresas com o Programa, que fortalece individualmente os empreendimentos e também a rede se supermercados que mantém. “Na Mercosuper, os empresários do Varejo Top Loja falaram do fortalecimento da rede, provocado com o início das atividades do Programa, com a intensificação do diálogo entre os sócios e capacitações constantes que aproximaram o grupo. Isso reflete nas melhorias também observadas nas próprias empresas que vão da gestão ao visual de loja.”
O empresário Willen Bocchi, de Clevelândia, demonstrou o que vive na prática com a participação no Programa. Segundo ele, o Varejo Top Loja está produzindo bons resultados, porque foi desenvolvido a partir da demanda os empresários. “Um ponto-chave foi isso. A gente tem demandas diárias para se manter no negócio. O Programa, construído ouvindo as necessidades, vai direto naquilo que o setor precisa melhorar”, observa.
Como resultado, depois de um ano de atividades, Bocchi aponta para o aumento do faturamento como um dos principais avanços. “Você não aumenta tanto a venda, mas começa a acompanhar melhor os processos da empresa e ganha em lucratividade”, detalha o empresário da região sudoeste paranaense. Na sua empresa, Bocchi estima que tenha aumentado o faturamento em torno de 15%, já gerou mais dois empregos e abrirá mais novas três vagas de trabalho.
A mudança de atitude, renovação do mix de produtos, visual de loja e promoções também ajudaram a melhorar resultados do supermercado de Luiz Carlos Geittenes, em Ampére. Na Mercosuper, Geittenes, que há 20 anos está no ramo, apontou sua experiência com o Varejo Top Loja, ressaltando também para o aumento de faturamento. “Tem coisas que você sabe, mas sozinho não realiza, não implanta no dia a dia do negócio. Agregando experiência aos conteúdos presenciados no Programa, tivemos como principal resultado um crescimento de até 40% no faturamento da empresa”, destaca. Na loja de Geittenes, mais quatro empregos foram gerados desde o início do Varejo Top Loja.
O Programa
Inédito no Brasil, o Programa Varejo Top Loja - Minimercados é uma das ações segmentadas do Sebrae/PR desenvolvida a partir de estratégias apontadas pelo Sebrae Nacional. Além de Francisco Beltrão, a proposta acontece em Curitiba, Ponta Grossa e Ivaiporã.
A iniciativa envolve treinamentos, consultorias especializadas e análises para verificar a evolução do desempenho das empresas. A programação inclui consultorias de coaching, que orientarão e avaliarão a performance pessoal do empresário, a fim de melhorar objetivos, comportamentos e atitudes de liderança. O Programa ainda envolve ações em planejamento, finanças, marketing e processos eficazes.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR