Varejo Top Loja

terça, 29 de abril de 2014

Empresários do setor de minimercados do Sudoeste marcam presença na Mercosuper

Empresários do sudoeste do Paraná, integrados no Projeto Varejo Top Loja - Minimercados, parceria entre Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com apoio do Sindicato do Comércio Atacadista (Sinca) e Associação Paranaense de Supermercados (Apras), participaram da 33ª Edição da Mercosuper, que aconteceu na semana passada, de 22 a 24 de abril, em Curitiba. O grupo, que fez parte de missão empresarial do Programa para a Capital, visitou os estandes e também acompanhou um painel de debates, expondo resultados do Programa que envolve 21 micro e pequenas empresas da região.

A consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, explica que, durante o painel, foram apresentados os avanços obtidos pelas empresas com o Programa, que fortalece individualmente os empreendimentos e também a rede se supermercados que mantém. “Na Mercosuper, os empresários do Varejo Top Loja falaram do fortalecimento da rede, provocado com o início das atividades do Programa, com a intensificação do diálogo entre os sócios e capacitações constantes que aproximaram o grupo. Isso reflete nas melhorias também observadas nas próprias empresas que vão da gestão ao visual de loja.”

O empresário Willen Bocchi, de Clevelândia, demonstrou o que vive na prática com a participação no Programa. Segundo ele, o Varejo Top Loja está produzindo bons resultados, porque foi desenvolvido a partir da demanda os empresários. “Um ponto-chave foi isso. A gente tem demandas diárias para se manter no negócio. O Programa, construído ouvindo as necessidades, vai direto naquilo que o setor precisa melhorar”, observa.

Como resultado, depois de um ano de atividades, Bocchi aponta para o aumento do faturamento como um dos principais avanços. “Você não aumenta tanto a venda, mas começa a acompanhar melhor os processos da empresa e ganha em lucratividade”, detalha o empresário da região sudoeste paranaense. Na sua empresa, Bocchi estima que tenha aumentado o faturamento em torno de 15%, já gerou mais dois empregos e abrirá mais novas três vagas de trabalho.

A mudança de atitude, renovação do mix de produtos, visual de loja e promoções também ajudaram a melhorar resultados do supermercado de Luiz Carlos Geittenes, em Ampére. Na Mercosuper, Geittenes, que há 20 anos está no ramo, apontou sua experiência com o Varejo Top Loja, ressaltando também para o aumento de faturamento. “Tem coisas que você sabe, mas sozinho não realiza, não implanta no dia a dia do negócio. Agregando experiência aos conteúdos presenciados no Programa, tivemos como principal resultado um crescimento de até 40% no faturamento da empresa”, destaca. Na loja de Geittenes, mais quatro empregos foram gerados desde o início do Varejo Top Loja.

O Programa

Inédito no Brasil, o Programa Varejo Top Loja - Minimercados é uma das ações segmentadas do Sebrae/PR desenvolvida a partir de estratégias apontadas pelo Sebrae Nacional. Além de Francisco Beltrão, a proposta acontece em Curitiba, Ponta Grossa e Ivaiporã.

A iniciativa envolve treinamentos, consultorias especializadas e análises para verificar a evolução do desempenho das empresas. A programação inclui consultorias de coaching, que orientarão e avaliarão a performance pessoal do empresário, a fim de melhorar objetivos, comportamentos e atitudes de liderança. O Programa ainda envolve ações em planejamento, finanças, marketing e processos eficazes.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Galeria de Fotos