A palestra de lançamento do Caderno Nosso – Colaboração – Estímulos – Inspiração, com as tendências do Inverno 2015 em cores, tecidos e modelagem, reuniu 85 pessoas entre empresários, colaboradores e estudantes da área de moda e design do sudoeste do Paraná. O evento, realizado na semana passada, no último dia 24, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Francisco Beltrão, apresentou e repassou aos presentes a publicação desenvolvida por meio de um convênio nacional entre o Sebrae e o Senai, voltada ao estímulo do empreendedorismo e do design criativo na cadeia produtiva da moda brasileira.
O empresário e vice-presidente do Sindicado das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar), Adelar de Barros, aponta que o evento de apresentação bem como o material que os empreendedores do ramo têm em mãos trouxeram um conjunto de informações importantes para serem utilizadas como base de produção. “Tivemos informações valiosas para inspirar criações e orientar as novas coleções, ainda mais de forma antecipada. É mais uma parceria com o Senai e o Sebrae que vem para somar à indústria da moda da região sudoeste”, proteja Adelar.
A coordenadora estadual do Setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, destaca a forma de abordagem inovadora e a qualidade das informações apresentadas no Caderno Nosso, que trabalha com a criatividade, design e conceito de moda. “Os empresários ganharam uma ferramenta de trabalho com conteúdo e informação que ajudarão a desenvolver coleções mais assertivas e dentro do foco do mercado, o que é importante para enfrentar a forte concorrência no setor, principalmente com países asiáticos”, analisa Carla Werkhauser.
Para Marta Tesser, gerente da Unidade do Sesi/Senai/IEL de Francisco Beltrão e Ampére, a realização de eventos como esse fortalecem o setor, aproximam os laços entre as entidades e abrem oportunidades de negócios e parcerias. “O Caderno Nosso e a apresentação do Flávio Sabrá forneceram informações, demonstrações e exemplos de como provocar sentimentos por meio de nossos produtos. Mostraram-nos ainda que devemos perceber e desenvolver algo que o surpreenda. Essa é a grande tendência, surpreender o cliente”, comenta Marta Tesser.
A empresária Claudeni Kist acredita que o material será válido, principalmente para quem possui formação em moda. “Captar as tendências com cores, elementos de estilo, texturas, é fundamental para fazer uma coleção que atenda o desejo de consumo. A publicação ajuda nesse sentido, de desenvolver um produto diferenciado e com preço competitivo”, comenta.
Caderno Nosso
A publicação, dividida em dois volumes denominados “criativação” e “tecnovação”, apresenta tendências e conceitos emergentes para a criação, assim como novas tecnologias, materiais têxteis, cores, formas, entre outros componentes tão necessários para a criação e desenvolvimento de um produto inovador.
Flávio Sabrá, gerente de Inovação, Estudos e Pesquisas do Senai/Cetiqt, e um dos idealizadores do Caderno Nosso, conta que o desenvolvimento da publicação levou um ano e meio e tem como objetivo ser uma publicação que forneça orientações estratégicas para micro e pequenas empresas inovarem para aumentar sua competitividade no mercado.
“A apresentação deste trabalho aqui na região foi para despertar, trazer a valorização da busca pela pesquisa do processo e também o que eu faço de inovação localmente. Buscar quais são as raízes locais, quais são as propostas locais para fazer um produto que contemple características global e local ao mesmo tempo”, salienta.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR