Belos discursos e muitos aplausos marcaram a abertura da 15ª Exposição Feira Comercial, Industrial e Agropecuária de Pato Branco (Expopato), às 20h30 deste sábado, quando os portões de acesso ao parque recebiam pessoas desde as 17h. Com uma vasta mesa de autoridades enquanto centenas circulavam pela feira, duas coisas marcaram os pronunciamentos: a grandiosidade desta 15ª edição; e o quanto de trabalho foi necessário para tal, gerando discussão pelo sucesso, em alguns momentos.
Segundo informações da bilheteria confirmadas pela Comissão Central Organizadora (CCO), 12 mil pessoas visitaram a feira no sábado, quando Michel Teló encerrou a noite. Até às 18h deste domingo, mais 8.000 pessoas já haviam entrado no parque.
Acompanhe em destaque alguns trechos das falas das autoridades:
“O benefício é unir em um só lugar todas essas frentes de divulgação. O comércio pato-branquense evoluiu muito. O Zucchi como deputado tem sido um baluarte para o sistema Fecomércio, quando precisamos ele nos atende e esperamos que faça o mesmo como prefeito. Uma feira é uma oportunidade de amostra da pujança do que acontece na cidade e região. Temos a evolução e o crescimento de todos”.
Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio
“Quero parabenizar a CCO por ter trabalhado unida e dinâmica buscando com muito amor a realização dessa feira com saúde, força e determinação. Esperamos ter bom tempo até o final da feira para efetivarmos com grande sucesso”.
Jair Divino dos Santos, presidente da Acepb e membro da CCO
“Pato Branco faz 60 anos e realiza a maior Expopato de todas, maior em número de expositores, atrativos e infraestrutura. Queremos agradecer o apoio nesses oito anos pela expopato e todos os eventos que a secretaria realizou, num agradecimento especial aos colegas da prefeitura porque sem eles esses eventos não aconteceriam”.
Julio Lattman, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e membro da CCO
“Todos somos vencedores, destaque aos amigos da comissão organizadora ao longo desses meses. Agradecer ao presidente do Fecomércio Darci Piana que em meus seis anos de mandato no Sindicomércio trouxe muitos incentivos a Pato Branco, como a inauguração do Senac, que teremos em março. Agradecemos ao Viganó que nos dá autonomia para realizar a feira e cobramos do próximo prefeito Zucchi que continue assim”.
Nilo Garbin, presidente do Sindicomércio e membro da CCO
A Sociedade Rural, nesse marco em que o município completa 60 anos, lança seu selo comemorativo ao jubileu de prata que fará em 2013. Fizemos uma série de melhorias na Sociedade Rural, rumo a modernização, com a transmissão dos leilões via internet. Nesse 1º Bezerraço Altair Dágios, homenagem a nosso sócio teremos 1.700 cabeças com GTA retirados e mais 800 animais. As mangueiras foram totalmente reformuladas para maior conforto ambiental aos animais. Convidamos Roberto Viganó para, a partir de 1º de janeiro, retornar à Sociedade Rural, onde foi presidente por quatro vezes”.
Vicente Lucio Michaliszyn, presidente da Sociedade Rural de Pato Branco
Há sempre uma busca por inovações e mudanças para atender melhor os empresários, expositores, para que a feira seja um destaque para Pato Branco, para o Sudoeste e para o Paraná. Sobre o trabalho da CCO, já fiz parte desse grupo em outras edições, é preciso resistência e o conjunto brigar por um resultado final. A união para fazer acontecer”.
Vitor Tioqueta, Diretor do Sebrae Paraná
“A cada feira vemos Pato Branco maior, não só em população, mas em desenvolvimento. Uma mostra para o Paraná e Brasil sobre quem é Pato Branco e não fazemos feio para qualquer cidade, somos a 16ª em população e a 3ª em qualidade de vida, fazemos por merecer. É uma população que muda a cara do Sudoeste e quero fazer um elogio público também ao Natal Nossa Terra, que nos faz sentir turistas. Devemos olhar Pato Branco com outros olhos.
Osmar Braun Sobrinho, presidente da Câmara Municipal de Pato Branco
“Comprei meu primeiro veículo na Expopato e foi aqui, quando muito piá, acompanhei o pai na feira como comerciante. A história dos pato-branquenses e da expopato se confundem pelos leilões, pecuária, comércio, todos têm a sua história. Que as famílias de toda a região possam prestigiar essa belíssima feira”.
Guto Silva, Sub-chefe da Casa Civil do Paraná
“Eu continuo deputado até o fim do ano e tenho rigorosamente cumprido com o que sempre fiz: de segunda a quinta em Curitiba e de quinta a domingo em Pato Branco. Quero agradecer a todos que ajudaram na campanha eleitoral e à população de Pato Branco que me deu a oportunidade, e que possamos fazer aqui o que há de melhor para nossa cidade. Eu participei de todas as Expopatos e digo que ela reflete o trabalho de nossa gente, é o organismo de nosso trabalho, fruto da organização de nossa gente e, com o passar dos anos, está cada vez melhor. Agradeço ao Viganó pelo trabalho que fez na Expopato, pelo prefeito que foi, coroado como grande exemplo nesse Natal, cuja homenagem maior está no coração de cada um fora dos períodos eleitorais”.
Augustinho Zucchi, deputado estadual e prefeito eleito de Pato Branco (2013-17)
“Quero saudar os expositores e é sempre uma satisfação estar aqui, minha cidade nata, onde vivi muitos anos e aqui aprendi muito. Na primeira edição da Expopato eu estava aqui como expositor, na loja de materiais e eletrônicos que tínhamos ao lado da matriz. A feira mudou bastante, avançando a passos largos com essa população lutadora”.
Fernando Giacobbo, deputado federal
“Como sudoestino posso falar que, em dois anos no governo, tenho andado muito pelo Paraná e tenho tranquilidade em afirmar que o Sudoeste, Pato Branco, é diferente. É especial porque as pessoas fazem a diferença e temos que valorizar e empunharmos essa bandeira. É a garra da população que faz as coisas se realizarem nessa cidade com 70 mil habitantes que é a 3ª do Paraná em qualidade de vida”.
Edson Casagrande, secretário estadual de Assuntos Estratégicos do PR e representante do governador Beto Richa
“Temos que estufar o peito e dizer da parceria, do voluntariado, agradecer às famílias pato-branquenses e à Deus, pelo bom tempo. Faltam 51 dias para o fim do meu mandato e conto os dias porque sei da responsabilidade que tenho em passar para o Zucchi. Administrei sete anos sem governo e sei o quanto é difícil. O Zucchi vai ter aquilo que eu não tive. São 60 anos de história valorizando os pioneiros, nossa terra, os posseiros, a revolução e hoje chegamos ao Natal Nossa Terra que reuniu 20 mil pessoas na praça, segundo o capitão da polícia. A feira é uma vitrine do que produzimos no Sudoeste e essa noite é de agradecimentos. Essa é a primeira vez que separamos o show da área da feira. Nosso parque está pequeno graças à credibilidade da comissão organizadora e de nossos expositores, bem como da Sociedade Rural onde estive por nove anos como presidente, mais oito como prefeito, são 17, como voluntário, mais quatro. Temos muito a mostrar e nada a esconder”.
Roberto Viganó, prefeito de Pato Branco
Fonte: diarioagora.com.br